terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Avaliação dos docentes

Sobre o forum TSF de hoje de manhã, Paulo Guinote escreveu o que se segue aqui .

O tema de hoje é o novo modelo de avaliação dos docentes, sendo que a intervenção de abertura foi da Ministra, a quem o moderador do fórum agradeceu imenso a disponibilidade para participar apesar da «apertada agenda» (o trocadilho evidente é que a agenda deve ter ficado entalada numa gaveta, em manhã de nevoeiro não há que esperar muito melhor de mim).

MLR debitou o discurso habitual, apenas com a alteração decorrente do facto de ter sido sensível ao parecer do Conselho de Escolas sobre a Presidência do Conselho Geral. O resto não tive oportunidade de ouvir.

Embora eu até considere esta uma alteração mais do que indispensável ao projecto original, caem por terra muitas das declarações absolutamente firmes de MLR sobre a necessidade de criar «lideranças fortes» sem fragilidades perante outros docentes.

Não esqueçamos que, desta forma e eu até acho que bem, tanto o Director Executivo como o Presidente do Conselho Geral poderão ser professores não-titulares. O que tem a sua carga irónica, atendendo ao que está estabelecido em relação à avaliação dos docentes. Ou seja, em última instância, um dos avaliados pode conduzir o processo de demissão do avaliador supremo.

Eu pessoalmente gosto deste tipo de serpente que se engole a si mesma.

Sem comentários: